Informativo

// TCE realiza oficinas de capacitação a agentes públicos de Alta Floresta

20/04/2018 00:00hs

TCE realiza oficinas de capacitação a agentes públicos de Alta Floresta

TCE realiza oficinas de capacitação a agentes públicos de Alta Floresta

Servidores públicos da Prefeitura e Câmara de Alta Floresta e representantes de conselhos municipais participaram na sexta-feira (30) das oficinas de capacitação promovidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) relacionadas ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).

O evento "Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã" reuniu mais de 200 pessoas e aconteceu no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sispumaf). O projeto 2 do PDI se propõe a incentivar o acesso à informação por parte da sociedade e estimular a consciência cidadã por parte da população por meio de oficinas e capacitações via Ensino a Distância (EAD) com conselheiros membros de Conselhos de Políticas Públicas e agentes de organizações da sociedade.

As oficinas do Projeto 2 do PDI têm por objetivo estimular a participação dos Conselhos de Políticas Públicas no processo de elaboração do Plano Estratégico do município, bem como a transparência das informações nos órgãos públicos. Durante estas oficinas, os participantes receberam informações sobre as funções e atribuições dos conselheiros de políticas públicas e como estes podem participar do processo de elaboração do Plano Estratégico do município.

Simultaneamente são realizadas duas oficinas; uma de identificação das demandas da sociedade em relação às políticas públicas e outra de estímulo à implantação de ouvidoria e de canais de informação ao cidadão.

A secretária de Articulação Institucional do TCE-MT e coordenadora do Projeto 2 do PDI, Cassyra Vuolo, explicou que o diferencial destas oficinas é que todos os conselhos debatem transversalmente os assuntos inerentes à sua área. “Eles são protagonistas das ações ao definirem em nome da sociedade as demandas prioritárias, que devem integrar o Planejamento Estratégico do município", frisou, assinalando que estas oficinas são oportunidades para a troca de informações entre a sociedade e as instituições de controle e os gestores públicos.

"Como diz o nosso presidente, conselheiro Antonio Joaquim, a informação é um ótimo inseticida para combater a corrupção, a informação ajuda na tomada de decisões mais técnicas e é fundamental para que a sociedade possa fazer um controle social efetivo", pontuou a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania.

Desde o início do ano, secretários, diretores e coordenadores da administração municipal, sob orientação do prefeito Asiel Bezerra, têm participado de atividades do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) para desenvolver o planejamento estratégico para os próximos anos de gestão. O PDI foi implantado em 2012 pelo TCE-MT com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos resultados da gestão, em benefício da sociedade.

Presente ao evento e representando o prefeito Asiel Bezerra, a vice-prefeita Marineia Munhoz destacou a presença dos técnicos do TCE e a intenção de oferecer ferramentas para que a gestão pública possa desenvolver suas funções em benefício da sociedade. “É muito importante que o Tribunal de Contas do Estado esteja orientando e capacitando nossos servidores porque o objetivo de todos é que a gestão municipal atenda os interesses da sociedade altaflorestense”, citou.

Fonte: Nativa News - Alta Floresta

Contato

R. Ten. Eulálio Guerra, 846 - Araes,
Cuiabá - MT, 78045-065 | (65) 3052-0959

Localização