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// Qual é o seu negócio imaginado?

24/04/2018 00:00hs

Qual é o seu negócio imaginado?

Por Elisabete Queiroz*

              Quando falo em planejar, pensar o negócio, implantar planos de ação e agir, não falo da boca para fora. Penso que devemos procurar fazer o que falamos. Por isso, também estamos sempre buscando nos renovar e nos inovar aqui na Travessia, empresa que fundei e a qual me dedico profundamente. Claro que, para isso, conto com uma equipe muito interessada e, também, busco ajuda externa, pois ninguém vive em uma ilha. É preciso unir esforços em torno dos objetivos.

              Um tema que tem nos movido é a chamada Modelagem de Negócios. Um assunto que, ao mesmo tempo, buscamos utilizar em nossa dinâmica e, ao mesmo tempo, oferecer aos nossos clientes. Trata-se de uma atividade muito instigadora.

              Modelar, na origem, significa dar forma segundo um modelo, ou seja, partir-se de um exemplo, ou ideia, busca-se gerar algo concreto. A melhor imagem para esta atividade são as mãos de uma artesã modelando a argila. Em gestão, modelar é a atividade de representação de processos de uma empresa, de modo que o processo atual pode ser analisado e melhorado, caso seja este o caso.

              Para promover melhorias a partir da modelagem é importante saber exatamente qual é o negócio da empresa, o que também é conhecido como área de atuação. É muito importante se ter este conhecimento, para evitar a condução dos processos desfocada do negócio. A reflexão sobre a área de atuação da empresa deve fazer parte do seu dia-a-dia.

Como se diz em gestão, “o ambiente apresenta demandas”. Definir a área de atuação da sua empresa é explicitar o espaço que se pretende ocupar no mercado. Apenas para ilustrar, a Xerox tinha como negócio “cópias”, porém em um dado momento ela percebeu a necessidade de remodela-lo e passou a atuar como”automação de escritório”.

Esse reposicionamento levou à Modelagem de Processos de Negócio ou Business Process Modeling, mais conhecida como BPM. Coisa de especialista.  É o início do processo de planejamento e uma etapa fundamental do processo de formulação estratégica. Todas as outras definições estratégicas dependem da definição da área de atuação, que empresarialmente denominamos de negócio.

              Digamos que chegamos a um poderoso mapa mental que signifique o negócio de forma clara e ativa e, a partir deste mapa, podemos modelar o negócio imaginado, que pode ser uma, uma correção, uma reinvenção ou uma ampliação do negócio, a exemplo da Xerox.

              A pergunta que faço a partir daqui é: Se você pensa que seu negócio precisa se expandir, ou corrigir processos, ou mesmo se reorientar, qual é o seu modelo de negócio? Perceba a profundidade e a importância desta pergunta, pois todo empresário busca expandir, precisa reorientar, mas nem sempre sabe qual modelo seguir, mesmo que tenha a intuição certeira do que precisa ser feito!

              Gostou do assunto? Converse comigo a este respeito, e continue acompanhando nossos artigos semanais por aqui.

*Pedagoga, especialista em Didática e em Dinâmica de Grupos, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Extremadura (Espanha) e fundadora da Travessia Desenvolvimento Organizacional.

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