Informativo

// Projeto 2 do PDI é realizado em Lucas do Rio Verde

01/01/1970 00:00hs

Projeto 2 do PDI é realizado em Lucas do Rio Verde

Conselheiros municipais, servidores públicos, vereadores e representantes de associações e instituições participaram nesta manhã (07) do Projeto 2 – “Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã” do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

A programação contou com três palestras: A voz do cidadão na melhoria da gestão pública; Conselhos de Políticas Públicas: instrumento de controle social e participação democrática; e O Planejamento Estratégico nos municípios e sua correlação com os conselhos municipais.

Também fez parte da programação duas oficinas, uma sobre Transparência e outra com os Conselhos Municipais de Políticas Públicas. Durante estas oficinas, os participantes receberam informações sobre as funções e atribuições dos conselheiros de políticas públicas e apontaram as necessidades a serem incluídas no Plano Estratégico do município.

De acordo com a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT e coordenadora do Projeto 2, Cassyra Vuolo, o evento realizado hoje tem o objetivo de “levar a voz e o desejo do cidadão luverdense para esses planos, e depois para o plano orçamentário que é a peça legal e jurídica que vai dar força e reservar recursos financeiros para a execução dessas demandas no decorrer dos próximos quatro anos”.

“Quando você planeja determinadas atitudes, você tem um tempo maior para refletir sobre as ações e principalmente medir o resultado daquelas ações que você está fazendo. Essa ideia de planejar na nossa cultura, na gestão pública brasileira, ainda não é dada muita ênfase, e o PDI vem trazer essa ênfase da cultura do planejamento como um processo importante para melhorar a qualidade das políticas públicas do município”, destacou Cassyra.

A secretária de Apoio às Unidades Gestoras do TCE-MT e coordenadora geral do PDI, Naíse Campos, ressaltou a importância de discutir junto a sociedade as ações, demandas e necessidades da população.

“Queremos através do PDI promover a melhoria da prestação do serviço público para a sociedade, esse programa tem como objetivo orientar, dar ferramentas, trazer informações e capacitar tanto os gestores quanto os cidadãos”, pontuou Naíse.

O coordenador do PDI no município, Welder Maciel, salientou que “este é um momento histórico em que estão reunidos os conselhos de direito, os representantes da sociedade, as lideranças políticas, do legislativo, do executivo, instituições, associações, todas reunidas aqui para levantar as demandas e necessidades para incluir no planejamento do município, um momento para expor aquilo que achamos que é necessário no município, o que queremos para Lucas do Rio Verde”.

 

Fonte: MT Agora

Contato

R. Ten. Eulálio Guerra, 846 - Araes,
Cuiabá - MT, 78045-065 | (65) 3052-0959

Localização