Planejamento estratégico já!
Por Elisabete Queiroz*
Nem todo planejamento é estratégico. Fazer esta distinção conceitual é, pois, algo de fundamental importância. Estamos a todo momento planejando, mesmo que de forma mental.
A partir do momento em que acordamos, já começamos o dia planejado, desde a realização da higiene pessoal, café da manhã, deslocamento para o local de trabalho, realização das tarefas diárias e assim sucessivamente. Isto é rotina, não é estratégico.
Estratégico seria um plano de realização de um sonho, como por exemplo: fazer um mestrado, doutorado, construir a casa própria, ou passar em um concurso.
Pode-se dizer que fazer e executar um planejamento estratégico é conhecer-se a si mesmo, em primeiro lugar, para daí projetar as relações com os demais.
Nas empresas, planejamento estratégico é um processo gerencial que tem como foco estabelecer a identidade organizacional, passa pela implementação das diretrizes estratégicas (ou iniciativas, ou medidas), cuja adoção permitem o alcance das metas planejadas. Hoje, sem planejamento, dificilmente uma empresa sobrevive.
Isto pode ser afirmado porque o planejamento estratégico é um processo contínuo, com análise dos resultados obtidos e com estudo prévio do cenário futuro, o que permite projetar decisões atuaia e futuras, mesmo que envolvam riscos.
Muito interessnate, não é? Por isso, não perca tempo, estabeleça uma meta imediata e faça já o seu planejamento estratégico. Tenha certeza de que este é o melhor caminho para começar, manter ou ampliar um projeto.
*Pedagoga, especialista em Didática e em Dinâmica de Grupos, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Extremadura (Espanha) e fundadora da Travessia Desenvolvimento Organizacional.