Informativo

// Para suas metas, defina seu objetivo

24/04/2018 00:00hs

Para suas metas, defina seu objetivo

Por Elisabete Queiroz*

No artigo passado, conversamos sobre a importância de se criar metas, para trilhar o caminho do sucesso. Ainda, sugerimos as ferramentas de Coaching para potencializar este processo.

Hoje, quero conversar sobre algo bem parecido com meta, mas que é um tanto diferente: Objetivo.

Em primeiro lugar, objetivo e meta são bem diferentes entre si. Veja: Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado.

Ou seja, o objetivo é o “o que”, mas a meta é o “como”. Entendeu?

Por exemplo, o objetivo de um determinado empresário é dobrar seu faturamento. Mas, como ele poderá realizar esta proeza sem estratégias e prazos? É aqui que entra a meta.

Por outro lado, do que adiantaria estabelecer uma meta sem que saibamos quais é o nosso objetivo? Então, falemos da importância em se estabelecer objetivos acertados. Para isso, confira algumas regras utilizadas em Coaching:

 

1)  Escreva o objetivo de forma específica e em algo positivo.

Muitas pessoas sabem o que não querem (ou desejam evitar). Mas, objetivos negativos são como tirar férias sabendo para onde não se quer ir sem saber para onde realmente deseja viajar. É preciso saber especificar os objetivos que ajudem a focar toda a sua atenção e pensamentos no resultado desejado. Este é o foco!

2)  Determine um tempo para alcançá-los.

O erro mais comum é não determinar até quando o objetivo deve ser realizado. Se for necessário um prazo longo, estabeleça metas intermediárias a serem executadas em tempo menor até o objetivo maior. Este é o caminho!

3)  Identifique os recursos.

Um dos maiores problemas da realidade prática está aqui. É preciso confrontar quais os recursos você tem agora com os necessários para se alcançar o objetivo, como por exemplo, tempo, dinheiro, energia, habilidades e equipamentos. Pode acontecer que, na falta de um dos recursos, seja necessário criar uma meta anterior para possibilitar atingir o resultado almejado. Este é o plano!

Perceba que, ao trabalharmos a prática que envolve o objetivo é natural que surjam as chamadas sub-metas, que podem são várias. De passo em passo, chega-se ao objetivo.

Esta é a missão!

*Pedagoga, especialista em Didática e em Dinâmica de Grupos, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Extremadura (Espanha) e fundadora da Travessia Desenvolvimento Organizacional.

Contato

R. Ten. Eulálio Guerra, 846 - Araes,
Cuiabá - MT, 78045-065 | (65) 3052-0959

Localização