Informativo

// Dois fundamentos do Coaching

10/05/2018 00:00hs

Dois fundamentos do Coaching

Por Elisabete Queiroz*

Muito se tem falado em Coaching por estes dias, não é mesmo? Mas, pouco se fala de dois detalhes fundamentais deste processo:

  1. Coaching é efetivo?
  2. Qual o funcionamento básico do Coaching?

Sobre estas questões, gostaria de dizer, primeiramente, que é na verdade uma questão de simplicidade. Coaching é simples. Mas, é muito profundo...

Sobre efetividade, as pesquisas esclarecem que cerca de 2/3 da humanidade não sabe “como” se deve fazer para ser feliz e realizar seus objetivos. E é aqui que entra o Coach, não como determinante do caminho da felicidade, mas sim como uma ajuda para abrir os olhos e ver o que sempre existiu.

Algo que estava ali, mas que, até então, não se deu a devida atenção. As mesmas pesquisas mostram como são surpreendentes os resultados do Coaching, pois na maioria dos casos, tratam-se de soluções simples, mas de impacto profundo. Desta simplicidade vem a efetividade do processo, entende?

Sobre o funcionamento básico do Coaching, também não tem mistério. Podemos afirmar que o Coaching é um dos 10 processos mais importantes voltados para o aumento do desempenho humano. O detalhe é que, aqui, com foco está exclusivamente no aprendiz. Há um foco ampliado, então.

Por isso, é correto afirmar que o Coaching é um processo de aprendizado. Porém, o que se oferece são as mais atuais e adequadas ferramentas que podem levar qualquer pessoa a ocupar um lugar de destaque em um ambiente profissional, ou pessoal. Ou seja, o segredo está em conciliar a carreira de sucesso com a vida pessoal.

Por isso, pode-se afirmar com certeza que “Coaching é um processo de orientação e assessoramento ao desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, ou mesmo empresa**”.

Mas, é importante compreender que este método é fundamentado em uma relação de ajuda, de facilitação aos esforços pessoais do Coachee que busque o acesso aos meios que lhe permitam realizar seus projetos e alcançar os resultados pretendidos. Ou seja, cada um encontra o seu caminho. Simples, porém, complexo...

*Pedagoga, especialista em Didática e em Dinâmica de Grupos, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Extremadura (Espanha) e fundadora da Travessia Desenvolvimento Organizacional.

**Emerson Vamondes – Coaching Passo a Passo

Contato

R. Ten. Eulálio Guerra, 846 - Araes,
Cuiabá - MT, 78045-065 | (65) 3052-0959

Localização