Informativo

// Do modelo à inovação

24/04/2018 00:00hs

Do modelo à inovação

Por Elisabete Queiroz*

              Os tempos estão cada vez mais dinâmicos, o excelente produto ou serviço de hoje, pode ser o regular de amanhã. Nesse contexto para alguns significam oportunidades, para outros pode significar perdas. A verdade é que o mundo mudou, o consumidor mudou, e a forma de se fazer negócios também mudou.

              Essa conjuntura nos alerta à atitude da agilidade, da coerência, do discernimento e de uma visão clara de cada elemento, tais como: dos processos, das finanças, do mercado, do cliente, do produto ou serviço, culminando numa visão do todo, ou seja, da visão holística. ... Enfim:  É preciso ter bases para reagir rápido, quando se trata de mudança. Vamos resumir todo isso em uma única palavra inovar diariamente. Parece muito forte e pesado a palavra diariamente, não será, se entendermos que inovar tem o seguinte conceito: “Inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos e etc; efeito de renovação ou criação de uma novidade.” https://www.significados.com.br   

Nesse sentido o  locutor e motivador americano, Andy Cohen, contribui com o nosso pensamento quando diz:  “A inovação...... é um processo baseado em visão, missão, plano de negócios e execução.” Ou seja, para chegar até o nível de inovação, é preciso se conhecer e, a partir daí planejar e se especializar em seu próprio negócio.

              Aprofundando um pouco mais neste tema, ousamos a afirmar que o empresário e o gestor da atualidade precisam ter um espírito empreendedor e estratégico. Estar constantemente pensando em como criar valor e construir novos negócios, ou como transformar os velhos paradigmas do jeito de produzir, para novos paradigmas na transformação dos produtos e serviços da organização, de maneira a gerar valor para os seus clientes.

              Por isso, é fundamental que estejamos o tempo todo tentando encontrar maneiras inovadoras de fazer negócios utilizando-se de ferramentas atuais e até ousar a criação de novas ferramentas, por que não?

              Pensando nisso, aqui na Travessia, empresa que fundei e dirijo há mais de 15 anos, criamos produtos e serviços, utilizando e criando novas ferramentas com o objetivo de ajudar a todos os empreendedores a enxergarem com mais clareza o seu negócio.            Em nossas atividades de consultoria primamos por construir juntos com os nossos clientes as melhorias dos processos sejam eles administrativos, gerencias ou estratégicas, porque entendemos que a consultoria deve transferir conhecimentos a ser internalizados pelas pessoas detentoras da responsabilidade de gerar resultados institucionais, ou seja criar seu próprio modelo.

              E fazendo planos, você sabe, podemos ir muito mais longe!      

*Pedagoga, especialista em Didática e em Dinâmica de Grupos, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Extremadura (Espanha) e fundadora da Travessia Desenvolvimento Organizacional.

Contato

R. Ten. Eulálio Guerra, 846 - Araes,
Cuiabá - MT, 78045-065 | (65) 3052-0959

Localização