Informativo

// “A Percepção do Líder”

24/04/2018 00:00hs

“A Percepção do Líder”

Por Elisabete Queiroz*

            Quando se fala em Planejamento Estratégico, é fundamental compreender a posição dos líderes que estão envolvidos na organização em estudo.

            O ponto de vista de um líder parte daquilo que ele entende por planejamento, passa por sua implantação e vai até o conhecimento das formas necessárias para realizar correções ou modificações na estrutura da organização.

            Nossa pesquisa, contudo, aponta para uma grande diversidade conceitual por parte deles, sendo que estas lideranças costumam guardar um bom conhecimento sobre conceitos como missão, visão, metas, indicadores, ações, objetivos e estratégias, o que é bom. Mas, via de regra, não se avança muito além destes tópicos.

            Isso significa que a maioria dos líderes intermediários das organizações não demonstram conhecimento específico acerca de gestão estratégica, mas sim, conhecem um dos integrantes desta: o Planejamento Estratégico.

            Em síntese, para a obtenção de resultados estratégicos deve-se levar em consideração os processos, os métodos, os sistemas e as pessoas, mas, não haverá sucesso efetivo sem a compreensão de como as atuais lideranças lidam com estas variáveis.

            Por isso, a percepção de quem exerce liderança em uma organização é fundamental para o sucesso de um bom Planejamento, sobretudo porque cabe ao bom líder a arte de motivar os colaboradores!

            Veja mais detalhes em nosso livro “Gestão Estratégica para Além do Planejamento Estratégico”, publicado pela Entrelinhas Editora.

 

*Pedagoga, especialista em Didática e em Dinâmica de Grupos, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Extremadura (Espanha) e fundadora da Travessia Desenvolvimento Organizacional.

Contato

R. Ten. Eulálio Guerra, 846 - Araes,
Cuiabá - MT, 78045-065 | (65) 3052-0959

Localização